Lançamento do Livro In-Finita no Espaço Pasárgada - Recife e Sarau Poético

O Espaço Pasárgada (Casa do Poeta Manuel Bandeira) 

Foi no sobrado nº 263 da Rua da União, hoje Espaço Pasárgada, onde o poeta Manuel Bandeira viveu parte da sua infância, dos seis aos dez anos. O casarão em estilo neoclássico, de propriedade do avô de Bandeira, inspirou vários de seus poemas. Em um deles, “Evocação do Recife”, Bandeira retrata a cidade a partir da ótica de uma criança que começa a descobrir o mundo que existia para além das fronteiras da casa de seu avô:
“Rua da União onde todas as tardes
Passava a preta das bananas
Com o xale vistoso de pano da Costa.
E o vendedor de roletes de cana
O de amendoim que se chamava midubim
E não era torrado era cozido.
Me lembro de todos os pregões
Ovos frescos e baratos
Dez ovos por uma pataca
Foi há muito tempo…”
Em 19 de abril de 1986, dia do centenário de nascimento do poeta, a já conhecida Casa de Manuel Bandeira foi inaugurada com o nome de Espaço Pasárgada. O prédio, construído em 1825 e tombado pelo Governo do Estado através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, em 1983, passou a funcionar como um espaço de preservação da obra do poeta e de fomento à literatura, com atividades como mapeamento de poetas e escritores pernambucanos vivos e mortos, recitais poéticos, lançamento de livros e uma gráfica, que publicou durante a década de 1990 livros de autores pernambucanos, além de cartazes, informativos e cartilhas relacionadas a literatura.
Atualmente o Espaço Pasárgada se configura como um centro de vivência e produção literária e, desde abril de 2009, acolhe a Coordenadoria de Literatura da Fundarpe. Realiza ações de fomento à literatura dentro da casa – aberta a pesquisas e eventos literários – e fora dela – através de intercâmbio e parcerias com outros grupos e espaços ligados à literatura e à cultura de modo geral.
O Pasárgada possui uma sala de estudos literários, com uma pequena biblioteca de literatura pernambucana e acervo que reúne a obra completa de Manuel Bandeira, biografia, estudos e vídeos sobre vida e obra do poeta.
Visite o Espaço Pasárgada
Endereço: Rua da União, 263, Boa Vista – Recife
Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 15h
Telefone: (81) 3184.3165
Entrada Gratuita
E-mail: pasargada.fundarpe@gmail.com
Chefe de unidade: Marília Mendes
http://www.cultura.pe.gov.br/pagina/espacosculturais/espaco-pasargada/

http://www.pe.gov.br/orgaos/fundarpe-fundacao-do-patrimonio-historico-e-artistico-de-pernambuco/

http://www.cultura.pe.gov.br/







Grata a todos que compareceram com tanta arte, talento e alegria, e por todas as palavras de carinho... além de abraçar e apoiar o Livro In-Finita!

Em especial a Julia Mayrinck, que além de design e fotógrafa da In-Finita, assumiu a produção para que eu pudesse ser apenas...autora!
Parabéns filha, excelência no trabalho!!

Apresentação do Livro:

Adriana Mayrinck, brasileira, nascida no Recife, morou 38 anos no Rio de Janeiro, produtora cultural, fundadora da In-Finita Bureau de Ideias, divulga a cultura e literatura lusófona desde 2010 e participa de vários movimentos literários no Rio de Janeiro, Recife e Lisboa.
Na poesia, transborda com sensibilidade o olhar para o lado de dentro, do ser - mulher, com suas inquietações, calmarias e ardências.

IN-FINITA, é a expressão de uma alma feminina, que transborda de encantos e desencantos, o despertar das emoções, em diversas fases do tempo da prosa poética. Vivências, experiências, percepções, no real e no imaginário, deixando fluir o que se sente, simplesmente nesse ir e vir por entrelinhas.São passos para um caminho in-certo, imaterial, que se revela,e também, o que está oculto. Reflexos, sombras e luz. Conexão do efêmero e da casualidade, de uma mulher errante, que voa nas asas do pássaro que a traduz, na busca incansável por abrigo, talvez, de si mesma, in-finita-mente.

Faço um convite:
Voe comigo!

Convidados para apresentação do Livro
Marília Mendes
Lucio Mustafá
S. R. Tuppan
Taciana Valença

Convidados para o Sarau Poético
Abertura do Sarau com Allan Sales e Marlos Guedees

Dinaldo Lessa
Allan Sales
Poetisa Alessandra Brander 

Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda
Artes e Serenata de Olinda

Apoio:
Espaço Pasárgada - CAsa Manuel Bandeira
Fundarpe
Secretaria de Cultura
Governo de Pernambuco
Café Caramello
Dona Chita Bolo de Rolo

Produção:
In-Finita
Parceria:
Toca a Escrever

Dowslley Editora





           
























































Comentários

Postagens mais visitadas